sábado, 1 de junho de 2013

Parábola de dois empresários


Dois homens de negócios, uma vez partiram para uma terra distante para fazer negócios. Ambos eram ricos.
Eles tinham ouvido falar bem sobre o retorno que sua empresa iria trazê-los no novo local. O primeiro, Rama, pensou: Deixe-me investir toda a minha riqueza. Mesmo se o negócio for instável no começo e haja perdas iniciais, mas a minha base vai ser forte e vou ganhar ao longo do trabalho. Assim, ele investiu toda a sua fortuna e começou o negócio com seriedade, em um solo bem estabelecido. Com as perdas habituais no início, ele arrancou através dos estágios iniciais extraordinariamente bem e se tornou um empresário bem reputado. Enquanto os dias passavam, ele foi recebendo do estabelecimento mais lucro do que jamais sonhou.
Por outro lado, Govind, o segundo homem, pensou com certa atitude pessimista: Se eu investir todo o meu dinheiro e perdê-lo, então eu não tenho o resultado do novo estabelecimento, nem a sorte de viver feliz com a velha riqueza. Então me deixe investir um pouco no início. Se for rentável, eu vou investir mais e mais da antiga riqueza, para, em seguida, os novos lucros vão ajudar a minha vida e não vai haver qualquer necessidade de depender da riqueza antiga para o meu dia-a-dia.
Na primeira, ele investiu um pouco. Que foi consumido pela conta inicial de perda. Em seguida, ele investiu um pouco, uma vez mais. Ele também foi consumido para compensar apenas a perda inicial sem lhe deixar qualquer lucro.
Como anos se passavam, ele descobriu que tinha perdido toda a sua riqueza e não tinha nada para viver.
Os dois empresários são como dois aspirantes espirituais.
Sua ida para uma terra distante é como os aspirantes que entram em reclusão para obter uma boa colheita espiritual.
Como o empresário a investir toda a sua riqueza ao mesmo tempo, um aspirante renuncia a tudo de uma vez. Como aquele empresário, o aspirante também, tem seu início instável, mas estabelece se bem no caminho espiritual. Não há nenhuma volta ou perda final. Ele progride rapidamente e em breve alcança a bem-aventurança da vida espiritual, o summum bonum da existência humana. Semelhante a Govind é o aspirante que leva ao isolamento que precede um pouco de conforto, mas mantendo intacta a sua antiga fortuna para salvá-lo em momentos de necessidade. O aspirante duvida: Se eu dou toda a minha riqueza e também não conseguir atingir a meta, eu posso ser forçado depois a viver como um mendigo neste mundo. Então me deixe manter algo na loja. Ao atingir essa felicidade, darei de bom grado esta riqueza. Se eu não conseguir essa felicidade, vou poder utilizar essa riqueza neste mundo.
Este aspirante como o segundo empresário, perde toda a sua riqueza quando o tempo coloca sua poderosa mão sobre ele. Nem ele consegue os frutos da vida espiritual, como Govind fica sem lucros.
Ó homem! Lembre-se das palavras do Senhor:
Não há perda inicial aqui no esforço espiritual, nem reações. Até mesmo um pouco da compreensão desta Verdade (Lei) vai te salvar de grande perigo.
Renuncie a tudo, sem qualquer reserva, os frutos da vida espiritual estão em suas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário